Sistema Mackenzie

  • Visão e Missão

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) foi criado com o propósito de elaborar materiais didáticos de excelência que auxiliem os educadores comprometidos com os princípios e valores cristãos no cumprimento de suas tarefas. A Visão e a Missão do Sistema Mackenzie de Ensino são as mesmas de sua entidade mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

  • Visão

Dedicar-se às ciências divinas e humanas, caracterizar-se pela busca contínua da excelência no ensino e na pesquisa e primar pela formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã.

  • Missão

Educar o ser humano criado à imagem de Deus para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida e contribuindo, assim, para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais e espirituais.

  • Filosofia

A filosofia do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) é cristã. Fundamenta-se nos pressupostos bíblicos como a única fonte da visão de mundo e de vida (cosmovisão) que norteia o sentido de ambos. Tem como objetivo maior promover a glória de Deus, centrada na Pessoa de Jesus Cristo. Pressupõe uma perspectiva peculiar das três relações fundamentais do ser humano: a relação com Deus, a relação com o próximo e a relação com o mundo, o cosmos em que vivemos.

 O aluno será sempre encorajado a cultivar as virtudes cristãs, como o respeito ao seu próprio corpo, o respeito ao próximo e o cuidado com a natureza.
Associa o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido pelo professor, envolvendo continuamente o educando na atividade de investigação e reflexão.
 
 Ensina ao aluno a correspondência entre símbolos e sons desenvolvendo atividades de análise e síntese que darão suporte para uma interação efetiva com o objeto do conhecimento.
 
 Substitui um modelo em que as matérias são desvinculadas entre si por um modelo que associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais.
 
Entrelaça as áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, de forma que o aluno tenha uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos.
 
  Variados materiais de apoio
CDs com músicas, histórias, pôsteres e uma cuidadosa seleção de materiais paradidáticos.
 
A apresentação do material motiva e facilita o aprendizado, encanta a criança e torna o período escolar tão prazeroso quanto eficaz.
 
O professor é um elemento ativo no processo educacional, tendo liberdade para criar atividades e projetos que atendam às peculiaridades dos alunos